Gideões da CCB Livre de Religião.
Buscar
 
 

Resultados por:
 

 


Rechercher Busca avançada

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Maio 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    

Calendário Calendário

Estatísticas
Temos 1251 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de jucimar

Os nossos membros postaram um total de 1728 mensagens em 556 assuntos
Anuncios

    Não há anúncios disponíveis.


    QUAL É O NOME DO PAI E QUAL É O NOME DO FILHO?

    Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

    QUAL É O NOME DO PAI E QUAL É O NOME DO FILHO?

    Mensagem por Uzgav em Dom Maio 02, 2010 9:58 am



    Texto áureo: Provérbios 30: 4 Quem é que jamais tendo subido ao céu pode descer de novo de lá? Quem é que alguma vez conseguiu reter os ventos na sua mão ou guardar as chuvas sob as suas vestes? Quem estabeleceu os limites da terra? Qual é o seu nome, ou o do seu filho? Sabê-lo-ás?

    Surpreendentemente, a maioria das centenas de milhões de membros das religiões da cristandade provavelmente acharia difícil responder a essa pergunta.

    Muitas Bíblias modernas não contêm o Nome e ele é raramente usado nas igrejas. Assim, longe de ser “santificado”, ele se tornou desconhecido para milhões de leitores da Bíblia. Como exemplo de como os tradutores bíblicos consideram o nome do Altíssimo, veja apenas um versículo em que ele ocorre: ( Tehillim 83:18 ) (Salmos). Este texto é traduzido da seguinte maneira, em quatro versões Bíblicas diferentes:

    “E reconhecerão que só tu, cujo nome é SENHOR, és o Altíssimo sobre toda a terra.” ( Almeida atualizada, de 1964 )

    “Saibam que só vós chamais Deus. Vós sois o único Altíssimo sobre toda a terra.” ( Missionários Capuchinhos, católica, de 1982 )

    “Saberão assim que só tu tens o nome de Iahweh, és o Altíssimo sobre a terra inteira!” ( A Bíblia de Jerusalém, católica, de 1981 )

    “Para que saibas que só tu, cujo nome é Jehovah, és o Altíssimo sobre toda a terra.” ( Versão Brasileira, de 1947 )

    Por que o Nome do Altíssimo aparece de maneira tão diferente nessas versões? É o Nome d´Ele SENHOR, Deus, Yahweh ou Jehovah ? Ou são todos eles aceitáveis? Ou estariam todos errados?

    A tradução católica do Pontífico Instituto Bíblico, de Roma, (1967), nos seus comentários introdutórios sobre o Pentateuco, diz: “Para exprimir a idéia de Deus, a língua hebraica dispõe de muitos termos. O mais freqüente 1.440 vezes no Pentateuco, mais de 6.800 em toda a Bíblia é Javé (ou Jeová, segundo uma pseudo pronúncia introduzida entre os séculos XVI e XIX ), nome próprio, pessoal. Todo leitor pode, por si, verificar o fato também nesta nossa versão, pois Deus corresponde Constantemente a Eloim, e o Senhor a Javé.”

    A versão Matos Soares, 8ª edição em português, tem a seguinte nota ao pé da página sobre ( Êxodo 6:3 ): “O texto hebreu diz: O meu Nome Javé ou Jeová.” Também, uma nota ao pé da página sobre ( Êxodo 3:14 ), na versão Figueiredo Barsa, diz: “Aquele que é: em hebraico: YHWH, que deve ser pronunciado Javé, ficou sendo o nome próprio de Deus...”

    No entanto, ambas essas versões usam “SENHOR”, ou “ADONAI” “JEOVÁ” ou “YAHWEH”

    No terceiro século, Orígenes escreveu: “E nos manuscritos mais exatos O NOME aparece em caracteres hebraicos, embora não nos caracteres hebraicos modernos, mas sim nos mais antigos.”

    Mesmo no quarto século, Jerônimo escreveu no seu prólogo para os livros de Samu-Ul e Reis: “E encontramos o Nome do Altíssimo”, o Tetragrama, em certos volumes gregos mesmo até hoje, expresso em letras antigas.

    Ao tomar conhecimento dessas coisas, surge imediatamente a pergunta: Se o Nome do Altíssimo, a pronúncia correta, é usado mais de 6.800 vezes em toda Escritura Original, conforme explicitamente declarado, por que os tradutores dessa Bíblia não usam o Nome hebraico correto em sua tradução? Por que em tantos lugares usam meramente outro termo, “Jeova, Yahveh ou Senhor”. O que realmente estes termos significam? Então o que há de errado com isso? Onde está o erro?

    Por que em tantos lugares usam meramente outro termo, “Yehova/Jeova, Yahveh/Jáve ou Senhor”.?

    Contrariando a ordem do Altíssimo dada a Moshéh “Moisés” ( Êxodo 3:15 ), de que o Santo Nome do Altíssimo: YAHUH, deveria ser comunicado e lembrado de geração em geração, os Yahudim sem comunhão com Ele, passaram a considerar o ETERNO Nome do Altíssimo incomunicável, sagrado demais para ser pronunciado;

    Por isso e também para evitar de usá-lo indevidamente, o que os colocaria sob delito passível de punição com morte ( Levítico 24:16 ). Para evitar que o Nome do Altíssimo Criador fosse blasfemado, alguns líderes fanáticos religiosos fizeram costume de nas leituras do Torá, sempre substituir o Nome do Eterno pelos termos:


    “ha-Shem” (o nome),

    “Adonai” (Senhor, dono ou Marido)

    “Elohim” (deuses).

    No caso do Nome do Altíssimo (YHWH), colocavam em volta de seus carcteres os sinais de vogal, dessas palavras, para lembrar ao leitor que ele devia evitar a pronuncia verdadeira do Nome do Eterno.

    Daí, sempre que o Nome Inefável do Eterno Criador (YHWH) aparecia nas Escrituras, passavam a ler Adonai, há-shem ou Elohim e até hoje os Yahudim chamam o Altíssimo de Yashorul (YHWH) pelo termo “Ha`shem” sempre que nas escrituras aparece o Nome Sagrado (tetragrama): YHWH.

    Seguindo esse raciocínio, os copistas ou escribas ao copiarem o Antigo Testamento da Septuaginta (Versão dos Setenta, em grego, que data do terceiro século antes do Messias), substituíram o tetragrama sagrado, YHWH, por SENHOR (KYRIOS, em grego), quase eliminando assim o Eterno Nome do Altíssimo das Escrituras gregas. Por isso, a maior parte das traduções modernas grafa SENHOR, em letras maiúsculas, toda vez que, no original hebraico aparece o tetragrama sagrado YHWH.

    Disso se originou as pronúncia erradas YeHoWaH (Jehovah/Jeová), “YaHWeH” (Jáve) e YeHoWiH.

    Sobre este assunto Ezequias da Silva em seu livro “TESTEMUNHAS DE JEOVÁ” (pag. 102) escreve: “Os nomes Adonay e Yahweh são tão sagrados para os Yahudim que eles evitam pronunciá-los na rua, no seu cotidiano. O segundo nem sequer nas sinagogas é pronunciado. Para o cotidiano eles usam ha`shem, que significa “O NOME” para designar a Deus.”

    YeHoWaH - O que realmente este NOME significa?

    YeHoWaH – O significado real da palavra “Ye HoWaH” é destruição, desolação, perdição. Uma simples pesquisa nos significados e etmologias destas palavras irão claramente revelar isso.

    Este termo surgiu quando os sinais de vocalização ( a,o,a ) do termo ADONAI ou ELOHA foram intercaladas entre as consoantes hebraicas do Nome do Altíssimo Criador – YHWH.

    De acordo com as regras da sua vocalização, sob o Y, em vez de “a” escreveram o sinal correspondente a vogal “e”, isto, por não ser palatal em vez de “a” escreve-se “e” de sorte que se lia “Yehovah” e foi assim pronunciado, nos séculos vindouros, por leitores que desconheciam como esta forma surgira no texto massorético.

    O apelativo “Jeová” portanto, não é bíblico: Só apareceu entre os séculos XI e XIV depois do Messias. Sobre este ponto quase todos os eruditos e lingüistas estão de acordo. Eis o que dizem os dicionários sobre o termo “JEOVÁ” :

    Jeová, errôneo; deve ser Jahwé ( Knaur )

    Jeová, veja-se Jahwé ( Grande Brockhaus )

    Vale aqui a seguinte observação, muito oportuna, da Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira: “Segundo os mais autorizados hebraistas, Jehovah é má leitura de Jahweh; parece, pois, que no português deverá substituir-se Jeová por Javé ( v. 14, p. 199 ) ( N. do T. ).

    A própria Sociedade Torre de Vigília, como se vê do livro publicado por ela: Equipado para toda Boa Obra, p. 25 (da edição alemã) teve de reconhecer que o nome de “Jeová” não é a forma original. Os confrades de Brooklyn, depois de terem ignorado durante anos e anos o que os dicionários, os biblistas, bem como a versão de Elberfeld nos dizem a respeito do Nome do Altíssimo, se viram, afinal, na situação incômoda de ter de confessar que o nome “Jeová” é errôneo.

    Então o que há de errado com isso? Onde está o erro?

    O título ADONAI

    A palavra-raiz desta palavra é idolátrica, a saber: “Adonai” vem da palavra-raiz “Adonis”, o antigo ídolo Grego-Fenício da fertilidade masculina. Nas antigas comunidades de culto Fenício-Babilônicas, o ídolo “Adonis” era o mais popular entre as massas pagãs e foi do nome deste ídolo que a palavra “adonai” se originou. A própria palavra “adonai” não consta das Sagradas Escrituras originais hebraicas (Tanakh), ela foi uma adulteração, uma adição.

    YaHWeH - O que realmente este NOME significa?

    YaHWeH - A Enciclopédia Internacional do Novo Testamento pag 638 comenta sobre a origem e o significado do nome Yahweh e diz: A origem e o significado do nome divino Javé tem sido assunto de discussão considerável. Alguns estudiosos o derivam de uma forma primitiva, Já, que consideram como sendo uma interjeição associada com o culto à lua (cf. G.R. Driver, ZAW, 46, 1929, 24).

    Este termo surgiu quando os sinais de vocalização ( a , e ) do termo HÁ-SHEM foram intercaladas entre as consoantes hebraicas do Nome do Altíssimo Criador - YHWH

    O apelativo “Yahweh” portanto, não é bíblico: Só apareceu entre os séculos XI e XIV depois do Messias. Sobre este ponto quase todos os eruditos e lingüistas estão de acordo. Eis o que dizem os dicionários sobre o termo “JEOVÁ” :

    Chamar o Criador de “Yahweh”, não estará em harmonia com outras evidências Escriturais, especialmente considerando que o povo judeu é chamado “Yahudim” - sendo o povo que se chama pelo Seu Nome.

    Então o que há de errado com isso? Onde está o erro?

    O TÍTULO Há-SHEM

    A palavra “Shem” vem da palavra-raiz “Shemiramis” a deusa babilônica. Shemiramis é a mãe-esposa de Tamuz na mitologia babilônica-assíria e cultos pagãos primitivos. Em antigas comunidades pagãs, adoração do sol era muito dominante, em voga, e “shem-esh” era o ídolo que representava o sol. YAHUH UL proíbe estritamente a adoração do sol, da lua e das estrelas em ( KozoqiUl 8:16-18 ) (Ez).

    YeHoWiH – O que realmente este NOME significa?

    YeHoWiH – O significado real da palavra “Ye HoWiH” é destruição, desolação, perdição. Uma simples pesquisa nos significados e etmologias destas palavras irão claramente revelar isso.

    Este termo surgiu quando os sinais de vocalização ( a,o,i ) do termo ELOHIM foram intercaladas entre as consoantes hebraicas do Nome do Altíssimo Criador – YHWH.

    Então o que há de errado com isso? Onde está o erro?

    O TÍTULO ELOHIM

    A palavra “ELOHIM” é só o plural da palavra ELOHA, EL, ELI cuja simples pesquisa na pessoa de “EL” na mitologia babilônico-caldéia irá revelar que “EL” era um ídolo pagão muito popular na história antiga destes povos.

    Não é correto usar oS título EL ou ELOHIM para referir-se ao Altíssimo Criador. EL é uma palavra que toda língua semítica tem em comum, uma simples pesquisa na verdadeira pessoa de “EL” na mitologia babilônica-caldéia irá revelar que “EL” era um ídolo pagão muito popular na história antiga destes povos. Ele era um ídolo associado com incesto, luxúria, imoralidade, deslealdade e traição. Usar este título ativa espíritos sedutores com as características imorais de “EL”.

    Sobre este assunto Ezequias Soares da Silva em seu livro “TESTEMUNHAS DE JEOVÁ” página (pag 96) declara:

    El é o nome mais usado na Bíblia para mencionar os ídolos pagãos, é usado também com frequência em Ugarítico. El é aplicado aos ídolos em virtude da aproximação entre as línguas semíticas e o hebraico, e principalmente, às nações, pois os patriarcas e seus descendentes falavam “a língua de canaã” ( YashuaYAHUH 19:18 ) (Is)

    Esta tradução errada para “Elohim” foi um dos eventos danosos mencionados em YarmiYAHUH 8:8. Você pode verificar isso facilmente em qualquer enciclopédia, concordância bíblica, dicionário Hebraico-Caldeu, e outros materiais de referência confiáveis.

    Você deve saber quem você adora e quem você chama com seus lábios. O que você diz é o que você tem! Lembre-se, sempre verifique! Você irá evitar as sutis armadilhas e enganos ocultos do inimigo. Não se deixe levar pela multidão.

    Largo é o caminho que conduz à destruição e muitos seguem por ele. Mesmo os pássaros examinam primeiro para ver se se trata de comida antes de bicar e engolir e certamente você é mais sábio do que os pássaros. Seja verdadeiramente sábio, verificando antes de aceitar “God”, “Deus”, “Je-Zeus”, “Krayzt”, “Senhor ou SENHOR”, “Ha-Shem”, e assim por diante.

    Aproxima-se o tempo em que YAHUH UL mudará a língua do Seu povo para hebraico puro, para que invoquem o Seu Nome e o sirvam de comum acordo ( ZafnaYAHUH 3:9 ) (Sf)

    “ Naquele tempo Eu, YAHUH ULHÍM, mudarei a fala do Meu povo arrependido para Hebraico puro, para que eles possam adorar YÁHUH ULHÍM juntos em harmonia e unidade.”


    Por este motivo amados, é nosso desejo que você saiba quão vital é o Nome, do ponto de vista do Criador.

    Como podemos nós descobrir o Nome do Altíssimo? Esta é uma pergunta importante. A criação é uma poderosa prova de que o Altíssimo existe, mas ela não nos informa o Nome Dele. ( Romanos 1:20 ) De fato, jamais saberíamos o Nome do Altíssimo a menos que o próprio Criador no-lo informasse. E Ele fez isso em seu próprio Livro, a Bíblia Sagrada.

    O ALTÍSSIMO FALOU O SEU NOME

    Numa célebre ocasião, o Altíssimo pronunciou seu próprio Nome, repetindo-o aos ouvidos de Moshéh (Moisés). Merrushúa escreveu um relato daquele acontecimento, que tem sido preservado na Bíblia até os dias de hoje.

    O Nome ETERNO foi proclamado pela boca do Altíssimo, pela primeira vez, na sarça ardente, no monte Horebe.

    “Falou mais YHWH a Merrushúa e lhe disse: YHWH (Eu sou). Apareci a Abruham, a YAHUtzkaq e a YAHUcaf, como o Supremo Todo-poderoso; mas por meu nome YHWH, não lhes fui conhecido” ( Êxodo 6:2,3 )

    Como vimos, o Altíssimo não revelou Seu Nome aos patriarcas, sendo conhecido por Abruham, YAHUtzkaq e YAHUcaf como o Supremo Todo-poderoso (em hebraico ULSHUAODAY); tendo sido reservado a Merrushúa o privilégio de conhecer e fazer conhecido o verdadeiro Nome do Altíssimo; O Nome do ETERNO que deveria ser lembrado através das gerações.

    O ALTÍSSIMO ESCREVEU O SEU NOME

    Altíssimo até mesmo escreveu Seu Nome com o seu próprio “dedo”. Quando acabara de dar a Moshéh o que hoje chamamos de os Dez Mandamentos, o Altíssimo miraculosamente os assentou por escrito. O registro diz:

    “E, tendo acabado de falar com ele no monte Sinai, deu a Merrushúa as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escrita pelo dedo do Altíssimo. As tábuas eram obras do Altíssimo; também a escritura era a mesma escritura do Altíssimo, esculpida nas tábuas. ( Êxodo 31:18; 32:16 )

    O Nome do Altíssimo aparece oito vezes nos Dez Mandamentos originais ( Êxodo 20:1-17 ) Portanto, o próprio Altíssimo revelou Seu Nome ao homem, tanto verbalmente como por escrito. Assim, qual é esse Nome?


    O NOME ETERNO

    YHWH

    É bom que nos lembremos que o hebraico não possuía vogais, e em caracteres hebraicos arcaicos ele é escrito assim, devendo ser lido da direita para a esquerda:

    (Hê) (Wav) (Hê) (Yôd)

    Estes mesmos caracteres mudaram a sua forma ao longo dos anos para o moderno hebraico, além de terem sido inseridos os sinais massoréticos que falaremos mais adiante. A escrita com os caracteres hebraicos modernos e sinais massoréticos é assim:

    Estas quatro letras, chamadas de Tetragrama, são lidas da direita para a esquerda, em hebraico, e podem ser transliteradas para YHWH. O Nome do Altíssimo representado por estas quatro consoantes, aparece quase 7.000 vezes no “Antigo Testamento” original, ou Escrituras Hebraicas.

    YHWH - ( Bereshit 2:4 ) (Gn) “YAHUH” (Pronunciado YA-HUH com a tônica na primeira sílaba) Esta é aceita como a forma correta da pronúncia original do Nome do Altíssimo.


    Shua-oleym a todos

    Uzgav

    Mensagens : 45
    Reputação : 0
    Data de inscrição : 02/05/2010
    Idade : 54
    Localização : Japeri / RJ

    Voltar ao Topo Ir em baixo

    Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

    - Tópicos similares

     
    Permissão deste fórum:
    Você não pode responder aos tópicos neste fórum