Gideões da CCB Livre de Religião.
Buscar
 
 

Resultados por:
 

 


Rechercher Busca avançada

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Julho 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      

Calendário Calendário

Estatísticas
Temos 1253 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de EXCCB

Os nossos membros postaram um total de 1729 mensagens em 557 assuntos
Anuncios

    Não há anúncios disponíveis.


    COMO LER O TETAGRAMA SAGRADO QUE É O NOME DO CRIADOR!

    Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

    COMO LER O TETAGRAMA SAGRADO QUE É O NOME DO CRIADOR!

    Mensagem por Fco Oliveira em Sab Abr 10, 2010 7:38 pm



    TETRAGRAMA

    Então falemos primeiramente sobre o Nome do Criador Pai (Abi).

    A primeira ocorrência escritural do Nome do Criador Pai está no capítulo 2 de Bereshiyt (Gênesis). Este preciosíssimo, maravilhoso e soberano Nome é representado por quatro letras consoantes hebraicas chamadas YOD, HÊ, VAV e HÊ, embora escritas da direita para a esquerda, como é a escrita hebraica. Tente localizar na figura abaixo o Nome do Criador, em sua primeira ocorrência no capítulo 2 verso 4 de Bereshiyt (Gênesis):


    Ocorrência #1 do Nome Pessoal do Criador

    Esta é a história dos céus e da terra na criação, no dia em que fez, YAOHUH Ulhim, terra e céus.
    PS. o primeiro massorético que percebemos, que tem a forma de um pequeno "T", chama-se "qametz qaton", e seu som é de "AO"; se for só o "qametz" tem a pronúncia de "A" Yahuh Ul.

    Aqui, pela primeira vez, o Criador é mencionado nominalmente nas escrituras. Antes desse verso, somente o título ULHIM foi utilizado. A partir de 2:4 o Criador passa a ser mencionado pelo seu Nome. Em todo o Antigo Testamento, o Tanakh, o Nome do Criador aparece quase 7000 vezes. Se você não conhece hebraico, certamente ficará difícil reconhecer numa frase onde se encontra o Nome do Criador.

    Afinal, você só sabe até agora que este maravilhoso Nome é composto de quatro letras consoantes, e é denominado Tetragrama. Contudo, você já pode tentar localizar este precioso Nome na frase, já sabendo que a leitura é da direita para a esquerda, e que a segunda letra é igual à quarta. Tente localizá-lo!!!

    Bem, se você não conseguiu, não tem importância, porque talvez este seja seu primeiro contato com o idioma hebraico, que é o idioma original das Escrituras Sagradas. Por isso, atente para a figura abaixo para poder reconhecer este precioso Nome com mais facilidade.

    A primeira letra (na direita) parece um apóstrofe, mas é a letra YOD, que corresponde à letra "Y" em nosso alfabeto ocidental. Ela tem o som de "I". A segunda e a quarta letras são iguais, e se chamam HÊ (se pronuncia RÊ). Esta letra corresponde ao "H" ocidental; quando no meio de uma palavra é gutural, ou seja, é pronunciada com a garganta, tendo assim um som de duplo R, como na palavra "carro", ou como na palavra "house" em inglês.

    No final da palavra esta letra não tem som e é considerada como a letra "H" ocidental sem nenhum som. A terceira letra chama-se VAV. Esta letra, em hebraico, pode ter som de "V", de "O" ou de "U", dependendo da palavra em que se encontra. No Nome do Criador, e também do Messias, como falaremos adiante, esta letra tem o som de "U".

    Assim até agora, temos YHUH, mas ainda não chegamos ao Nome do Criador, só estamos chegando perto.

    Por que?

    Porque no idioma hebraico não há vogais, mas somente consoantes. Na escrita hebraica somente consoantes são escritas, e as vogais das palavras são inseridas na hora da leitura de cada palavra. Como a escrita hebraica não registrava nenhuma vogal, mas apenas as consoantes, algumas pessoas temeram que o idioma, depois de muitos anos, pudesse perder suas pronúncias originais, devido à ausência das vogais na escrita. Por isso, reuniu-se um grupo de pessoas que foram denominadas "massoretas", os quais criaram uma série de sinais gráficos para representar as vogais inexistentes na escrita original.

    Estes sinais passaram então a ser chamados de "sinais massoréticos", embora não façam parte da escrita original hebraica. Nos manuscritos mais antigos, ninguém encontrará sinais massoréticos, mas apenas nos documentos e escrituras mais recentes.

    Acima nós já vimos que a letra VAV pode ter som de "V", de "O" ou de "U". A ausência de um sinal massorético nesta letra indicará que ela deve ter som de "V" mesmo. Há dois sinais massoréticos para indicar os sons de "O" e de "U". Isso veremos adiante ao apresentarmos o Nome do Criador com os sinais massoréticos corretos para a sua pronúncia.

    TETRAGRAMA COM MASSORÉTICOS

    Na figura acima vemos as mesmas quatro letras da figura anterior, porém com dois sinais massoréticos para indicar a pronúncia correta. O primeiro massorético que percebemos, que tem a forma de um pequeno "T", chama-se "qametz qaton", e seu som é de "AO".

    Na realidade ele corresponde ao som de duas vogais juntas em português. O outro sinal massorético que observamos é um pontinho que fica na linha média do VAV. Esse massorético chama-se "shureq", e é ele que determina que o VAV deve ser pronunciado como "U".

    Então agora temos: o "Y" que corresponde ao YOD, o "AO" que corresponde ao "qametz qaton", já formando a primeira sílaba "YAO". Temos o HÊ que possui som de duplo R no meio da palavra, e que é transliterado como "H" para o alfabeto ocidental. Este HÊ, seguido do VAV com "shureq" faz "HU" que deve ser pronunciado "RU", como na palavra RUA.

    Juntando a primeira sílaba com a segunda, ficamos com Senhor, e não esquecendo o H final que não tem som ficaria completo assim: YAOHUH. A pronúncia correta para este preciosíssimo Nome é YAOHUH (leia como se estivesse escrito assim: IÁORRU). Atente para a tônica na primeira sílaba. Caso seu computador possua dispositivo de som, ouça aqui a correta pronúncia do Nome do Criador.

    Assim, a transliteração literal do Nome do Criador Pai é YAOHUH, enquanto a transliteração fonética desse maravilhoso Nome é IÁORRU. Para sabermos quais letras formam o Nome original, é só atentarmos para a transliteração literal (YAOHUH). Para sabermos como pronunciar esse maravilhoso Nome é só atentarmos para a transliteração fonética (IÁORRU).

    Sempre que houver necessidade de nos referirmos ao Criador Pai em nossos textos, seu Nome será representado desta forma: YAOHUH (IÁORRU), com a transliteração literal seguida pela transliteração fonética entre parêntesis. Note que o "H" final da transliteração literal não é necessário na transliteração fonética, uma vez que ele não possui som a ser pronunciado.

    A importância de identificação com relação ao Messias não é em nada diferente da necessidade que temos de identificar o Criador, o Pai, o que por semelhante modo o fazemos, por meio do Seu Nome. Esta importância está muito bem definida escrituralmente e podemos observar que isso partiu do próprio Criador. O Criador mesmo nos passou escrituralmente tal importância, e que muito bem podemos perceber no texto escritural que se segue.

    O termo ULHIM (que também pode ser usado no singular UL) significa originalmente em hebraico "O Ser Soberano Criador". Como ao longo destes estudos poderemos compreender que é incorreto o uso do termo "deus", fica aqui a explicação para a utilização do título original quando citando algum texto escritural. Vejamos:

    Êxodo 3:15 nos ensina: "Disse ainda ULHIM a Mehushua (corrompido como 'Moisés'): Assim dirás aos filhos de Yaoshorul: YAOHUH (IÁORRU), o UL de vossos pais, o UL de Abruham, o UL de Yaohutzkaq, o UL de Yaohukáf, me enviou a vós outros; este é o meu Nome eternamente, e assim serei lembrado de geração a geração".

    Vejam o estudo completo no
    http://gideoes-ccb.forumeiros.com/debates-sobre-o-nome-do-filho-de-Deus-o-messias-f1/resumo-das-ultimas-pginas-da-bblia-hebraica-t132.htm

    Que o Eterno Yahuh Ul seja hoje e sempre louvado.
    avatar
    Fco Oliveira
    Admin

    Mensagens : 1360
    Reputação : -1
    Data de inscrição : 13/07/2009
    Idade : 55
    Localização : Catanduva São Paulo

    http://gideoes-ccb.forumeiros.com

    Voltar ao Topo Ir em baixo

    Re: COMO LER O TETAGRAMA SAGRADO QUE É O NOME DO CRIADOR!

    Mensagem por Fco Oliveira em Seg Abr 12, 2010 12:03 pm

    Joel Oliveira Hoje à(s) 12:20 am
    Shalom!

    Li o debate sobre o nome do Messias e do Eterno. Gostaria que voce me dissesse o nome dos profetas Isaías e Jeremias escritos em caracteres original, a transliteração para o portugueês e o que significam esses nomes?

    Obrigado, que o Eterno te ilumine!
    avatar
    Fco Oliveira
    Admin

    Mensagens : 1360
    Reputação : -1
    Data de inscrição : 13/07/2009
    Idade : 55
    Localização : Catanduva São Paulo

    http://gideoes-ccb.forumeiros.com

    Voltar ao Topo Ir em baixo

    Re: COMO LER O TETAGRAMA SAGRADO QUE É O NOME DO CRIADOR!

    Mensagem por Fco Oliveira em Seg Abr 12, 2010 12:05 pm

    Mashmid Hoje à(s) 4:59 am

    Shalom Joel!

    Vc já deve ter percebido que há termos hebreus (ou em qualquer outro idioma) que não possuem o mesmo significado filosófico de qualquer palavra em português, então, usamos termos que se assemelhem a esses, todavia, nunca terá o mesmo sentido do idioma original.

    Mas, no caso desses nomes, a coisa é mais simples, pois, normalmente os nomes que dão essa má interetação são os nomes com prefixo ou sufixo "El".

    No caso dos nomes Jeremias e Isaías, não há essa dificuldade, a não ser que alguém queira inventar algum significado além do já existe.

    Jeremias:

    ירמיה / ירמיהו
    Yirmiah / Yirmiahu

    Esse nome vem do verbo "leharim(elevar, exaltar, levantar)" que se entende pela frase " yarim Yah = Yah exaltará/eleverá/levantará.

    Em termos simples, "D-us exaltará".

    Isaías:

    ישעיה / ישעיהו
    Yesh'ayah / Yesh'ayahu

    Esse nome é a junção do substantivo feminino "yesh'a = salvação", mais o prefixo "Yah" do nome próprio "YHVH".

    Significando Yah é salvação ou Salvação é Yah.

    Em termos simples, "D-us é salvação".
    avatar
    Fco Oliveira
    Admin

    Mensagens : 1360
    Reputação : -1
    Data de inscrição : 13/07/2009
    Idade : 55
    Localização : Catanduva São Paulo

    http://gideoes-ccb.forumeiros.com

    Voltar ao Topo Ir em baixo

    COMO LER O TETAGRAMA SAGRADO QUE É O NOME DO CRIADOR!

    Mensagem por Uzgav em Dom Maio 02, 2010 9:30 am

    O amado diz sobre o nome: ישעיה / ישעיהו
    Yesh'ayah / Yesh'ayahu:

    "Em termos simples, "D-us é salvação"."

    Penso que o siginficado não pode ser (D-US) e Salvação pelo simples fato de (DE-S)ser uma clara refereência a Zeus.

    O realsignificado deste nome portanto é YAOHU é Salvação.

    Uzgav

    Uzgav

    Mensagens : 45
    Reputação : 0
    Data de inscrição : 02/05/2010
    Idade : 54
    Localização : Japeri / RJ

    Voltar ao Topo Ir em baixo

    Re: COMO LER O TETAGRAMA SAGRADO QUE É O NOME DO CRIADOR!

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Conteúdo patrocinado


    Voltar ao Topo Ir em baixo

    Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

    - Tópicos similares

     
    Permissão deste fórum:
    Você não pode responder aos tópicos neste fórum